Com o eDocs na Nuvem da ATS, você está protegido contra o vírus Ransomware

O megaataque cibernético da última sexta-feira (12/05) não pode afetar seus documentos no GED

Na última sexta-feira houve um megaciberataque que deixou empresas e hospitais pelo mundo com suas operações comprometidas, causando imensos prejuízos. Caso você tenha um sistema de gestão de documentos, como o eDocs da OpenText, está protegido. Veja o porquê:

Como funciona o ataque?

Por exemplo, o usuário recebe um e-mail, normalmente de alguém conhecido, com um arquivo anexo com a extensão .DOCX(Word), ou.PDF.
Neste arquivo, está uma macro (que é um programa), que tenta baixar o vírus para o computador do usuário, através da internet.

O que o vírus faz?

Uma vez que o vírus se instala no seu computador, ele procura por todas as unidades de disco para mapear onde há arquivos. Inclusive as unidades de rede, mapeadas em seu computador.
Depois de aprender sobre as unidades de rede, o vírus criptografa todos os arquivos de dados que encontrar (documentos, planilhas, apresentações e etc).
Ou seja, todos os documentos produzidos pelos usuários e que estão guardados na rede, ficarão indisponíveis !!

 

Pedido de “resgate” pelos seus documentos?

Quando você tentar abrir seus documentos, verá uma mensagem de pedido de “resgate” pelos seus dados. É feito um pedido de transferência em moeda virtual, “bitcoins”.
Não há garantia nenhuma de que, mesmo pagando, o programa que descriptografa os dados, funcionará.

Com o GED, seus documentos estão protegidos !!!

Mesmo que os usuários do escritório tenham seus computadores infectados pelo Ransomware, como seus documentos estão controlados pelo GED na nuvem da ATS e não estão em uma unidade de rede, o vírus não conseguirá atingi-los.