A automação de rotinas em um escritório jurídico somente é possível com o “trabalho conjunto” entre tecnologia e profissionais do Direito. Alguns dos objetivos das ferramentas de automação para Escritórios são:
Deixar os processos mais simples;
Ganhar tempo para tarefas que demandam criatividade, para as atividades estratégicas;
Aumentar a produtividade;
Reduzir custos;
Garantir segurança no processo;
Melhorar a qualidade dos serviços;
Aumentar a qualidade de vida;
Ou seja, facilitar a vida dos advogados.
Os sistemas de automação de escritórios jurídicos afetam a forma como os advogados e profissionais do direito trabalham, mas as mudanças são positivas.
Pense em todas as horas que você gasta digitando dados, criando relatórios, fazendo e refazendo contas... Elas podem ser usadas para trabalhos criativos ou até para você descansar.
Sim! A automação deixa tudo mais simples.
É um engano acreditar que a automação foi criada para substituir o homem pela máquina. A automação é composta por sistemas inteligentes que permitem o homem atuar em conjunto com a máquina, garantindo qualidade e bom desempenho no trabalho.
A automação é a complementação da força de trabalho humano.
Por que a automação é tão importante?
Os benefícios da automação geram diferencial competitivo de real valor. Com os processos automáticos reduz-se o tempo e as chances de erros comuns. Com a diminuição dos erros, temos a segurança que o processo apresentará o resultado correto, ampliando a confiabilidade da empresa.
Como a automação robótica de processos apoia o mundo jurídico?
Boa parte do dia do advogado é tomado por tarefas repetitivas, que exigem a mesma atenção que uma tarefa com maior complexidade.
É em trabalhos com essa característica – repetitivo e volumoso – que o robô pode atuar. O robô passa a ser o assistente digital para executar as tarefas delegadas pelo Advogado.
Alguns casos no jurídico : Cadastros em Sistemas, Criação de Relatórios, Clipping, Classificação de documentos, Extração de dados, Faturamento, entre outros.
Por onde começar?
Dentro de um escritório ou departamento jurídico é recomendável começar por atividades como:
Recebimento/captura de dados do cliente e inclusão em sistemas de gestão;
Importação de planilhas de modo geral: Cadastro de Processos; Atualização de dados de processos cadastrados; Atualização de contatos CRM;
Leitura de fontes externas de dados para atualizações de processos ou jurisprudências e requisitos de conformidade;
"Recebemos um arquivo excel e precisamos cadastrar os dados em dois sistemas distintos para acompanhá-los".
Veja neste vídeo como esta tarefa por ser facilmente transferida para o robô.
Demanda dos advogados e escritórios de advocacia por tecnologia
Uma pesquisa da AB2L (Associação Brasileira de LawTechs e LegalTechs) mostrou que a maior demanda dos advogados e escritórios de advocacia são por tecnologias que suportem atividades repetitivas e tradicionais do mercado.
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