Geração de conteúdo é um termo que tem sido utilizado para descrever as diversas práticas dentro de uma organização que resultam em qualquer tipo de conteúdo, incluindo e-mail, mensagens de texto, arquivos de vídeo, arquivos gráficos, documentos Office etc.
Geração de Conteúdo e Gestão de Documentos
Embora possa parecer lógico, tecnologias de geração de conteúdo têm ficado de fora do mundo dos Sistemas de Gestão de Conteúdo Empresarial (ECM), principalmente porque os fornecedores de ECM tendem a se concentrar sobre a classificação, processamento, armazenamento e recuperação de conteúdo, em vez de metodologias pelas quais tal conteúdo é gerado.
Uma definição ampla
Recentemente, o Gartner começou a incluir a geração de conteúdo como um de seus subconjuntos de tecnologias de ECM, uma evolução da definição de tecnologias de geração de documentos (document assembly), especificamente para gerar documentos complexos baseados em regras e formulários padronizados relacionados a uma transação. De fato, em um relatório de tendências de mercado, o Gartner nomeou HotDocs um fornecedor de “melhores práticas” para a geração de documentos, que agora considera um nicho dentro do mercado mais amplo de ECM.
O que é Geração de Documentos?
Um sistema de Geração de Documentos (document automation, document assembly) permite transformar documentos baseados em texto e formulários WEB, em modelos (templates). Um template de geração de documentos produz documentos a partir de um questionário interativo (conjunto de perguntas e respostas). Tais templates dinâmicos não só reduzem o tempo necessário para se criar um novo documento, como também eleva a qualidade do mesmo, eliminando erros humanos típicos da abordagem tradicional de edição.
Como são desenvolvidos os templates de geração de documentos?
Diferentes fornecedores usam abordagens diferentes. HotDocs fornece um conjunto de ferramentas que funciona dentro do MS Word, permitindo incorporar variáveis simples, variáveis computadas e lógica de negócio de toda a complexidade, no documento de fato, transformando o documento em um template. Em seguida, permite que você use as variáveis e lógica de negócio, a partir do documento, na construção de um questionário. O questionário é a parte de um template HotDocs que os usuários veem e interagem, e pode ser usado para garantir que os documentos sejam gerados corretamente.
Implantação
Templates HotDocs podem ser implantados em qualquer ambiente (desktop, servidor local ou nuvem) e podem ser executados em qualquer navegador de qualquer dispositivo. O sistema propicia intensa integração de dados entre as aplicações, permitindo que os dados corporativos sejam acessados pelos questionários, bem como dados adicionais recolhidos pelos questionários sejam escritos de volta para os repositórios de outros sistemas da empresa.
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