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Como a gestão do conhecimento pode ser aplicada em escritórios de advocacia

Atualizado: 4 de jun. de 2019



Os escritórios de advocacia estão mais modernos: os gestores informatizaram os procedimentos internos, reduziram a utilização de papel e também dividiram os escritórios em segmentos para dar uma roupagem de empresa à sua estrutura. O uso da tecnologia da informação tem contribuído para essa modernização, ajudando administradores de diferentes áreas nas tomadas de decisão e na melhoria dos resultados da organização. A Gestão do Conhecimento também exerce um papel importante nesse cenário, pois busca identificar, reorganizar e distribuir o conhecimento armazenado nos dados para garantir maior fluidez nas atividades.

Mas como a gestão do conhecimento pode ser aplicada em escritórios de advocacia? A resposta é bem simples: os advogados trabalham em atividades que geram conhecimento, como por exemplo, a atualização de jurisprudências, a elaboração de peças e a interpretação de autos. Identificar o conhecimento gerado pelo seu escritório e aprender a gerenciá-lo pode trazer vários benefícios para o desenvolvimento estratégico do negócio e também para a capacitação dos colaboradores.

O que é a gestão do conhecimento afinal? A gestão do conhecimento é um conjunto de atividades e procedimentos apoiados por ferramentas de tecnologia da informação, que têm como objetivo descobrir, organizar, armazenar e compartilhar o conhecimento de uma equipe de trabalho. É importante ressaltar que esse conhecimento pode ser tanto um produto gerado – como artigos e teses –, quanto o know-how, experiência e habilidades entre os vários colaboradores do escritório de advocacia. A gestão de conhecimento, portanto, está relacionada ao capital intelectual, educação corporativa e inteligência empresarial.

Quais tipos de conhecimento são compartilhados em escritórios de advocacia? Existem pelo menos três tipos de conhecimentos compartilhados em escritórios de advocacia: o material publicado pela equipe, a experiência dos advogados e o conhecimento contido no trabalho dos colaboradores. O primeiro se trata especificamente de conteúdo acadêmico, como livros, artigos e dissertação. Uma característica desse tipo de material é que ele pode ser adquirido, seja em livrarias ou em buscas na internet. Já o segundo, é o know-how de cada profissional do escritório e pode ser transmitido de pessoa para pessoa, ao longo do dia. Por fim, o terceiro item é o conhecimento que as peças, pareceres e petições podem gerar.

Quais as vantagens de investir em gestão do conhecimento?

Um escritório de advocacia que investe em gestão do conhecimento é mais competitivo, pois estimula a colaboração entre os membros da equipe, aumenta a qualidade dos serviços prestados, aumenta a produtividade no trabalho, melhora a gestão dos procedimentos internos e torna as tomadas de decisão mais eficazes.

Dicas para compartilhar informações no escritório:

  • Utilize ferramentas de compartilhamento de arquivos (Google Drive, Dropbox, por exemplo)

  • Crie uma newsletter com informações internas

  • Troque mensagens instantâneas por meio de aplicativos de bate-papo.

  • Contrate um software jurídico.

  • Crie um banco de dados com referências úteis para a equipe, não apenas com leis, mas também com dicas de gestão financeira, gestão de tempo e marketing jurídico.


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Texto original no site MIGALHAS*

*Luciano Martins é project owner do SAJ ADV - Software Jurídico.

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