por: Simone Modenesi - Especialista em Gestão do Conhecimento e Diretora da ATS Tecnologia
As empresas já estão planejando e colocando em prática as suas estratégias de inovação para 2022
INOVAÇÂO não é uma palavra nova, mas, ela é, certamente, uma das mais usadas ultimamente. O importante é colocá-la no “radar” como estratégia e, iniciar o quanto antes, os planos de ação que irão transformá-la em prática para impulsionar o crescimento.
Muita gente ainda confunde INOVAÇÃO com avanço tecnológico, mas, a inovação pode ser muito mais simples e ampla, como por exemplo, uma forma diferente e criativa de executar um fluxo de tarefas.
Inovar depende, em grande parte, de uma generosa dose de escuta (escutar seus colaboradores, cliente e parceiros!) e criatividade acompanhadas da boa gestão de projetos.
Estimule a Colaboração
Aproveite ao máximo o poder do conhecimento interno. Envolva colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes no processo de ideação. Utilize o ambiente de trabalho colaborativo e promova encontros para ouvir as necessidades dos diferentes grupos.
Aprimore os processos internos
Desenvolva cases de estudo, de forma transparente, estruturada e colaborativa. Envolva especialistas de diferentes áreas técnicas. Estruture seu processo de trabalho.
Aproveite a nova cultura digital para criar equipes multidisciplinares para avaliar fluxos e resultados.
Simule cenários
Estabeleça critérios de avaliação das propostas considerando objetivos estratégicos e indicadores. Simule cenários e aprove o portfólio de projetos de maior impacto estratégico e melhor custo-benefício.
Gerencie de perto os projetos
Acompanhe a transformação das ideias em resultados. Adote controles e métodos embarcados na solução de mercado mais utilizada no mundo, personalizada com as melhores práticas em gestão de projeto.
Acompanhe e compartilhe os resultados
Tenha e dê visibilidade dos resultados de cada etapa do processo, registre as lições aprendidas. Conte para as pessoas como está o andamento e resultado dos projetos. Mantenha o engajamento e a cultura da Inovação.
2021 foi o ano LGPD e 2022 promete ser o ano dos projetos para adequação às boas práticas propostas pela Lei. Essa conformidade envolve muitas questões urgentes e importantes, entre elas a elaboração de políticas de privacidade e tratamento dos dados e a revisão da segurança da informação da empresa para evitar o vazamento de dados.
Esse é o momento ideal para um checkup do tipo “pente-fino” em sua infraestrutura de TI e em todas as questões que garantirão a segurança dos dados de seus clientes, funcionários, fornecedores etc.
Há algum tempo pensava-se que os riscos de segurança da informação estavam nos dados armazenados em nuvem. Hoje, está comprovado que armazenar em Nuvem é muito mais seguro, desde que seus dados e sistemas estejam em um data center seguro, com todos os protocolos de segurança e de continuidade de negócios e sob a supervisão de uma equipe especializada.
Comments