top of page
andreasantiago7

A revista ELO com foco em digitalização

Atualizado: 28 de jun. de 2022


[ r e p o s t - ELO Digital Office DE]



“Os modelos de trabalho híbridos oferecem flexibilidade e são um ganho líquido para empresas e funcionários”


O tema do trabalho remoto é frequentemente a causa de discussões acaloradas. Nils Mosbach não consegue entender o porquê. Em vez de simplesmente ser a favor ou contra, deve-se encontrar o equilíbrio certo para criar uma situação ganha-ganha para todos. Para ele, o ambiente de trabalho híbrido é inevitável.


03.05.2022

 

A pandemia trouxe-nos muitas mudanças, sendo uma delas uma mudança para uma nova dinâmica de trabalho. O que há de tão atraente nos modelos híbridos? Que eles permitem que os funcionários mantenham a flexibilidade de que desfrutavam durante o bloqueio?


Você já disse a palavra-chave: flexibilidade. Modelos de trabalho flexíveis capacitam os funcionários a se tornarem bons em autogerenciamento. Ter mais liberdade significa que eles podem alcançar uma melhor integração trabalho-vida com mais controle sobre seus horários, tanto no trabalho quanto em suas vidas pessoais. Simplesmente poder correr na hora do almoço, comparecer a consultas médicas ou outras sem ter que tirar folga ou poder trabalhar em casa enquanto espera por técnicos de serviço que esperam que você esteja o dia todo – os modelos híbridos têm muitos benefícios. E com menos distrações, os funcionários costumam ser mais produtivos em casa. Permitir uma maior integração trabalho-vida sempre foi importante para nós como empresa. Quando a pandemia começou, vários colegas se mudaram da cidade para áreas mais suburbanas, onde a qualidade de vida é melhor. É claro, essa transição só pode funcionar a longo prazo se os trabalhadores não tiverem que se deslocar diariamente. Em suma, os novos modelos de trabalho híbridos oferecem aos funcionários uma ampla gama de vantagens.


E as vantagens para as empresas?

Mais liberdade significa funcionários mais felizes, e funcionários mais felizes são mais inovadores e criativos. Essas são qualidades que queremos estimular nos funcionários, além de motivá-los a se tornarem melhores autogerentes. Custos mais baixos de aluguel e serviços públicos também são frequentemente citados neste contexto. E isso é algo que uma empresa como a ELO, que está sediada na cidade e está crescendo cerca de 15% a cada ano, potencialmente precisa considerar. Mas o aspecto do custo é apenas um ângulo. Cada empresa é responsável por garantir que a qualidade do local de trabalho seja benéfica para os funcionários. Oferecemos mesas de pé, telões e a infraestrutura correspondente, como áreas de reunião e espaços de oficina projetados especificamente para estimular a criatividade. A maioria dos colegas não consegue replicar esse ambiente de trabalho dentro de suas próprias quatro paredes, especialmente em cidades onde o espaço vital é caro. Além disso, o que você ganha financeiramente no curto prazo custará em áreas como comunicação, inovação, criatividade e cultura de trabalho no longo prazo. Os modelos híbridos combinam o melhor dos dois mundos. E isso, é claro, desempenhará um papel importante em nossa capacidade de desenvolver e levar ao mercado produtos inovadores e bem-sucedidos no futuro.


Parece que você não está totalmente convencido sobre o trabalho remoto.


No contexto do novo debate sobre o trabalho, eu diria que trabalhar em casa permanentemente não é minha ideia de uma boa estrutura de trabalho. Pode fazer sentido para equipes de vendas, por exemplo, mas não deve ser a solução padrão para a maioria dos funcionários. Um dos principais insights da pandemia é que a comunicação sofreu, o que, por sua vez, afeta a colaboração, a criatividade e a cultura de trabalho. A questão é como vamos colocar essas lições aprendidas em ação. Por exemplo, alguém em cada equipe deve ser encarregado de desenvolver e introduzir formatos que permitam que os funcionários se organizem melhor – seja remotamente, no escritório ou híbrido. Este é atualmente um trabalho em andamento


Mas, como uma empresa de tecnologia, o processo de transferir todos para o trabalho em casa provavelmente foi menos desafiador do que para a maioria das empresas.


Isso é verdade, claro, mas também tivemos que atualizar substancialmente nossa capacidade de Internet e infraestrutura de hardware. Ao mesmo tempo, nem tudo o que é tecnicamente e praticamente possível faz sentido.


Então, que novo modelo de trabalho a ELO adotou para garantir que não haja trade-offs em termos de comunicação e produtividade?


Como eu disse anteriormente, ter pessoas trabalhando exclusivamente em casa não é sustentável para nossos negócios, mas vemos acordos de trabalho híbridos como o futuro. Felizmente, nossa força de trabalho concorda conosco sobre isso. No início da pandemia em 2020, enviamos um questionário aos funcionários perguntando o quanto eles prefeririam trabalhar remotamente pós-pandemia. Um total de 24% disse que gostaria de continuar trabalhando remotamente um dia por semana, a maioria (55%) solicitou dois ou três dias por semana e apenas 18% disseram que gostariam de trabalhar em casa quatro ou cinco dias por semana. Com base nessas descobertas, desenvolvemos vários modelos de trabalho híbridos para funções que não exigem presença em tempo integral no escritório.


Então, quanto tempo os funcionários da ELO passam no escritório e quanto remotamente?


13% da força de trabalho chega todos os dias, a menos, é claro, que novas restrições sejam postas em vigor. 23% trabalham remotamente um dia por semana e 40% optaram por trabalhar em casa dois dias por semana. Outros 23% trabalham exclusivamente em casa, mas 20% desses funcionários estão em vendas de campo, são consultores ou moram fora da área de influência de Stuttgart.


Parece que você encontrou um bom equilíbrio entre oferecer flexibilidade sem comprometer a cultura corporativa e o trabalho em equipe.


Esse foi um aspecto muito importante para nós. Estes não são apenas os pontos fortes da nossa organização, mas também a chave para o desenvolvimento de produtos de sucesso. E com algumas exceções, o feedback dos funcionários é consistentemente positivo. Também investimos fortemente em nossa tecnologia de webconferência para aumentar o engajamento e promover a criatividade em reuniões virtuais. Por exemplo, todas as nossas salas de conferência agora têm quadros brancos digitais de 75 polegadas, e as equipes de desenvolvimento têm acesso a quadros brancos móveis para que colegas remotos possam participar de suas reuniões diárias.


As práticas de liderança mudaram na ELO desde a introdução do modelo de trabalho híbrido?


É claro que os princípios básicos da liderança e os conceitos subjacentes mudaram apenas de forma limitada. Liderança é sobre liderar, treinar e estruturar. O foco deve ser orientado para o objetivo, mas também equilibrado. Em outras palavras, como defino metas específicas e mantenho os funcionários comprometidos em alcançá-las, estando atento às necessidades dos indivíduos e da equipe. Um aspecto que não deve ser esquecido é a questão de saber se trabalhar exclusivamente em casa é um risco em termos de carreira – fora da vista, fora da mente. O maior desafio com a gestão de equipes remotas não é a falta ou perda de controle, mas como definir claramente os objetivos. Liderança significa garantir que os objetivos sejam transparentes e claramente comunicados, que os funcionários recebam o apoio de que precisam para realizar seus trabalhos e confiar neles para trabalhar de forma autônoma. Rede, que ocorre maioritariamente a nível informal, desempenha um papel significativo na trajectória da carreira. É por isso que uma conversa rápida no corredor ou na máquina de café é tão importante. Seria difícil encontrar uma alternativa virtual viável para isso. Na minha opinião, uma mistura de presença no local e trabalho remoto é a solução ideal para todos. E é por isso que os modelos de trabalho híbridos definitivamente se tornarão a norma na minha opinião, que é exatamente que criamos recentemente o papel de coach ágil e sistêmico. O núcleo dessa função será supervisionar todo o processo para garantir que ele reflita nossas estruturas de comunicação, cultura e metodologia. uma mistura de presença no local e trabalho remoto é a solução ideal para todos. E é por isso que os modelos de trabalho híbridos definitivamente se tornarão a norma na minha opinião, que é exatamente que criamos recentemente o papel de coach ágil e sistêmico. O núcleo dessa função será supervisionar todo o processo para garantir que ele reflita nossas estruturas de comunicação, cultura e metodologia. uma mistura de presença no local e trabalho remoto é a solução ideal para todos. E é por isso que os modelos de trabalho híbridos definitivamente se tornarão a norma na minha opinião, que é exatamente que criamos recentemente o papel de coach ágil e sistêmico. O núcleo dessa função será supervisionar todo o processo para garantir que ele reflita nossas estruturas de comunicação, cultura e metodologia.


Esta entrevista foi realizada por Julia Thiem.


Julia Thiem trabalhou como jornalista e autora freelance por muitos anos. Ela é especializada em finanças e digitalização e escreve para revistas de negócios e jornais diários, entre outros.





“Modelos de trabalho flexíveis oferecem aos funcionários uma melhor integração entre vida profissional e pessoal, com mais controle sobre seus horários, tanto no trabalho quanto em suas vidas pessoais.”


Nils Mosbach

Diretor Administrativo | CTO, ELO Digital Office GmbH



 



Comments


bottom of page